
Aos 12 dias do mês de abril de 1943,nesta cidade de Porto Alegre, RS, reuniram-se, às 16 horas no salão nobre da Associação Rio Grandense de imprensa, gentilmente cedido pelo seu diretor Sr. Alberto Pasqualini, as intelectuais que atenderam ao apelo da Sra. Lydia Moschetti e cujas assinaturas constam no encerramento da presente ata.
Ata de Fundação
Tomando a palavra a escritora Lydia Moscheti explicou os motivos da reunião, visando como objetivo principal a fundação de uma Academia Literária Feminina, a primeira a ser constituída no País, para proporcionar à mulher intelectual, uma lugar de maior realce entre os valores contemporâneos e o merecido culto entre as gerações futuras. Na mesma ocasião foram lidas as primeiras circulares dirigidas a diversas poetisas e escritoras da capital, do interior do Estado.
Assinam: Lydia Moschetti, Aura Pereira Lemos, Stella Brum, Aracy Froés e Alzira Freitas Tacques.
A ALFRS é uma associação de caráter cultural e congregada de mulheres, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada e com sede e foro no município de Porto Alegre, RS, na Rua Sarmento Leite, 933. Como tal, regida por Estatuto.
Art. 2º. São afins da ALFRS:
I – contribuir para a valorização cultural e intelectual da mulher;
II – incentivar a pesquisa científica e estimular a criação de obras de caráter literário e artístico;
III – promover atividades culturais para o reconhecimento da plena cidadania da mulher.
Patrimônio Material - Produção Cultural
Coletânea Presença Literária
A primeira foi lançada em 1986 e apresenta uma amostra da produção de cada acadêmica e, eventualmente, alguma convidada.
Em 1962, a ALF adquiriu a primeira sede própria na Rua Gal. Vitorino, 300.
